Centro de Especialidades em Ortopedia e Traumatologia
Caxias do Sul - RS


O Alongamento ósseo é possível ?

Sim , o osso pode ser alongado. Assim como os outros tecidos, o osso também tem sua capacidade elástica e de regeneração. Graças aos estudos de um médico russo chamado Gavrill Ilizarov, a ortopedia tem hoje uma arma poderosa no tratamento de patologias ortopédicas: o método de Ilizarov. Ilizarov desenvolveu um aparelho de fixação , o qual leva o seu nome, na cidade de Kurgan ( antiga União Soviética ). Através de muito estudo e também da aplicação prática ele desenvolveu um aparelho de fixação externa circular. Ficou muito famoso ao tratar e curar um jornalista italiano que sofria com uma fratura não consolidada e com infecção. Foi, porém, no início da década de 80 que um grupo de médicos italianos foi visitar o professor Ilizarov e ,a partir deste momento, sua técnica se difunde por toda a Europa e também América. Hoje dispomos de vários métodos de fixação externa e vários métodos de alongamento e regeneração óssea sendo a maioria deles baseados nos estudos pioneiros do professor Ilizarov. A fixação externa, o alongamento ( fazer o osso crescer) e o transporte ósseo( levar o osso de um ponto a outro ) tem indicações bem definidas. Fraturas complexas, fraturas complicadas, processo infeccioso ósseo, deformidades congênitas ou adquiridas de membros, perda de segmentos ósseos , encurtamento congênito e adquirido dos membros, entre outras, são algumas das indicações de fixação externa.

O método, entretanto, não é mágico. O bom resultado depende de uma boa indicação , de um bom planejamento e uma exaustiva orientação para o paciente. A fixação externa não é um método isento de complicações , porém muitas vezes o benefício de um bom resultado final se sobrepõe a todo o risco assumido com a técnica.

Fonte:  Dr. Gustavo de Almeida Nunes Gil -  CEOT NORDESTE - RS -  CLÍNICA ORTOPÉDICA - Caxias do Sul                                      VOLTAR